Quinta-feira, 10 de Março de 2011

teste da matéria do 7º e 8º ano

  1. 1.    Observa com atenção a figura apresentada.

1.1.       Através da observação da imagem descreve geograficamente a Grécia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. 2.     Observa a imagem.

2.1.            Através da observação da imagem e do estudo efectuado, indica os elementos que constituem uma cidade-estado.

 

  

 

3. Lê os documentos com atenção.

3.1.              Identifica a que documento corresponde os grupos sociais atenienses.

Doc. A__________________________________

Evidentemente, é o indivíduo que pode ter lugar na assembleia pública e no tribunal deliberante, qualquer que seja o Estado de que é membro.

(Adaptado), Tucídides

Doc. B_________________________________

Sim, tu deverás ficar em casa, mandar partir os criados que trabalham fora, vigiar os que trabalham em casa, receber aquilo que trouxerem, (…)

(Adaptado), Xenofonte, O Económico

Doc. C___________________________________

Temos neles, creio eu, uma das nossas melhores fontes de rendimento, uma vez que, alimentando-se eles mesmos e não recebendo salário algum do Estado, pagam ainda uma taxa de residência.

(Adaptado), Xenofonte, Obras Completas

Doc. D_______________________________

Há na espécie humana indivíduos tão inferiores aos seus semelhantes (…). Estes indivíduos estão, pela própria natureza, condenados (…), porque, para eles, nada existe de melhor que obedecer.

(Adaptado), Aristóteles, A Política

3.2.              Caracteriza cada grupo social apresentado.

  1. Faz corresponder os elementos da coluna da direita com os da esquerda.

1- Aqueles que governam Atenas.

 

___ Estrategas

2- Chefe do Exército.

 

___ Cidadãos

3- Assembleia dos cidadãos.

 

___ Ostracismo

4- Tribunal dos 500.

 

___ Mulheres

5- Tribunal do Helieu.

 

___ Escravos

6- Homens não livres.

 

___ Metecos

7- Estrangeiros.

 

___ Bulé

8- Não participam na vida política da Polis.

 

___ Arcontes

9- Condenação ao exílio.

 

___Heliastas

10- Organizam o culto e presidem aos tribunais.

 

___ Eclésia

 

  1. Identifica os diversos tipos de cultos praticados pelos gregos.

6.            Refere quais eram os atributos que distinguiam os Deuses dos Homens.

7.            Identifica os estilos arquitectónicos.

 

 

 

  1. Observa com atenção as esculturas apresentadas.

 

Fig. A

 

Fig.B

 

Fig.C

8.1.              Através da observação das imagens e do estudo efectuado, identifica a que período artístico pertence.

  1. Observa com atenção o mapa apresentado.

 

  

9.1. Através da observação do mapa e do estudo efectuado, refere quais os regimes políticos roman0.

 

  1. Com um vasto território e com povos tão diferentes, menciona quais foram os instrumentos de integração utilizados pelos romanos para controlar o seu império.
  2. Indica como estava estratificada a sociedade romana no período Imperial.
  3. Completa o quadro.

O primeiro Triunvirato foi constituído por: _____________________________________________________________________________

O segundo Triunvirato foi constituído por: _____________________________________________________________________________

  1. Atenta na afirmação.

«Octávio Augusto, gradualmente concentrou em si todos os poderes da República, tornou-se Imperador.»

13.1. Através da afirmação, refere quais são os poderes de Octávio Augusto.

  1. Observa com atenção as figuras apresentadas.

14.1. Através da observação das imagens e do estudo efectuado, indica as principais características da arte romana.

  1. Das seguintes afirmações assinala com um V (as verdadeiras) e com um F (as falsas).

A conquista da Península Ibérica foi rápida e simples para os exércitos romanos.

r

O grande líder das tribos Lusitanas foi Viriato.

r

A romanização da Península Ibérica deveu-se aos instrumentos de integração utilizados pelos romanos.

r

A Península ficou dividida em quatro Províncias: Terraconense, Lusitânia, Bética e Galecia

r

 

16. Selecciona do quadro a palavra ou expressão que corresponda a cada frase.

_______________Livro sagrado dos cristão que inclui o novo e o antigo testamento.

_______________Parte da Bíblia que narra os acontecimento posteriores ao nascimento de Cristo.

_______________Origem do cristianismo.

_______________Discípulos de Cristo que após a sua morte, divulgaram a sua mensagem.

_______________ 313.

_______________391.

  • Edito de Milão
  • Bíblia
  • Novo testamento.
  • Antigo testamento.
  • Apóstolos.
  • Edito de Salónica

 

  1. Enumera os pontos fundamentais do Cristianismo.~

A situação geográfica de Portugal foi um dos factores para a expansão portuguesa no mundo.

q

Apesar de não termos bons portos naturais e os nossos marinheiros inexperientes conseguimos dar novos mundo ao mundo.

q

A caravela, as velas triangulares e o leme fixo à popa, foram inovações importantes para a expansão.

q

A nobreza ansiava por descobrir novos mercados para assim conseguir novos produtos.

q

19. Enumera as razões que levaram os portugueses a conquistar em 1415 a cidade de Ceuta.

 

20. Relaciona os elementos da coluna da esquerda com os da direita.

 

A – Divisão em capitanias.

q

Passagem do Cabo Bojador.

B – Acabaram os mitos medievais do “mar tenebroso”.

q

Feitoria de Arguim e de São Jorge da Mina.

C – Facilitou as trocas comerciais com os Indígenas da região e mercadores.

q

Passagem do Cabo da Boa Esperança.

D – Passo decisivo para a descoberta do caminho marítimo para a Índia.

q

Açores e Madeira

 

21. Indica as culturas introduzidas na Ilha da Madeira, após o seu descobrimento e quem foram os seus capitães-donatários.

 

22. Indica os produtos que os portugueses traziam do continente africano.

 

23.

Relaciona as datas da coluna da esquerda com os acontecimentos da coluna da direita.

1 – 1415

 

Achamento do Brasil.

2 – 1434

 

Descobrimento do Caminho marítimo para a Índia.

3 – 1460

 

Tratado de Tordesilhas.

4 – 1487

 

Passagem do Cabo Bojador por Gil Eanes

5 -1492

 

Colombo descobre América.

6 – 1494

 

Conquista da Cidade de Ceuta.

7 – 1497

 

Morte do Infante D. Henrique.

8 - 1500

 

Bartolomeu Dias dobra o Cabo das Tormentas.

 

24. Define renascimento.

 

25. Analisa com atenção o seguinte quadro e completa os espaços em branco.

 

IDADE MÉDIA

RENASCIMENTO

Mentalidade

Teocentrismo

 

Difusão dos livros

Monges copistas

 

Teoria explicativa dos movimentos dos astros.

Geocentrismo 

 

Estilos artísticos.

Românico e Gótico

 

Autor da obra de arte.

Anónimo

 

Patrocínio das obras de arte.

Igreja e Monarcas

 

 

26. Enumera os factores que fizeram da Itália o berço do renascimento.

 

27. Lê com atenção as afirmações que se seguem e assinala com um V (as verdadeiras) e com um F (as falsas).

Foi em Itália que se iniciou o movimento renascentista.

 

O renascimento caracterizou-se pela afirmação da mentalidade racionalista.

 

Os humanistas contaram com a imprensa para difundir os seus ideais.

 

Os humanistas fizeram retroceder a literatura.

 

Os homens do renascimento não submetiam as suas afirmações à prova da observação e experiência.

 

Os humanistas não valorizavam as realizações humanas.

 

 

28. Enumera as principais características da arquitectura renascentista.

 

29. Enumeras as características da pintura renascentista.

 

30. Caracteriza a escultura renascentista

 

31.Menciona as principais características desse estilo manuelino.

 

32. Faz corresponder os elementos da coluna da esquerda com os da direita.

1 - Martinho Lutero

 

Anglicanos

2 - Calvinismo

 

Bula das Indulgências

3 - Henrique VIII

 

“As 95 teses contra as indulgências”

4 - Papa Leão X

 

Predestinação

 

33. Menciona as três vertentes da reacção católica contra o avanço do protestantismo.

publicado por ciclo às 21:48
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Março 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. teste da matéria do 7º e ...

. Império Romano e Cristian...

. OS GREGOS NO SÉCULO V a.C

. Teste Intermédio

. Teste de avaliação Format...

. Ficha de Trabalho

. Ficha Formativa

. FICHA DE TRABALHO

. A CRISE DO CAPITALISMO E ...

. FICHA DE TRABALHO

.arquivos

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Outubro 2010

. Maio 2010

. Março 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Janeiro 2009

blogs SAPO

.subscrever feeds