Segunda-feira, 26 de Outubro de 2009

A GRANDE GUERRA

A EUROPA ANTES DA GUERRA

 

DIVERSIDADE TERRITORIAL E POLÍTICA

 

A Europa encontrava-se, no início do século XX, no apogeu do seu poderio, dominava imensos territórios espelhados por todo o mundo, mas o continente Europeu era uma região profundamente dividida, cheia de contrastes e de tensões políticas e sociais.

 

No ocidente predominavam as democracias liberais, com regimes políticos parlamentares apoiados numa burguesia poderosa e influente.

Na Europa Central e Oriental, predominavam os regimes autoritários: Impérios Russo e Austro-Húngaro e o Império Alemão.

 

RIVALIDADE ECONÓMICA

 

A Inglaterra, sendo a principal potência industrial, surgia aos olhos da alemanha como a grande rival. O enorme crescimento económico alemão verificado após a sua unificação, desencadeou uma cerrada competição pela posse de novos mercados e pelo domínio de áreas ricas em matéria-prima, sobretudo em África e na Ásia. A Alemanha, cada vez mais forte económica e militarmente, dispondo apenas de algumas colónias não muito ricas e olhava com cobiça os impérios coloniais da França e da Inglaterra.

 

AS TENSÕES NACIONALISTAS

 

Uma importante fonte de instabilidade e de confrontos eram as disputas territoriais e as reivindicações nacionalistas.

A França continuava a exigir a devolução da Alsácia e da Lorena, províncias francesas ocupadas pela alemanha depois da guerra franco-prussiana de 1870/71.

A Itália reclamava ao Império Austro-Húngaro as terras que ocupava no norte da Península Itálica. A Polónia estava dividida pale alemanha, Rússia e austria, pretendia-se tornar independente.

A Rússia apoiava os movimentos de independência balcânicos do jugo austriaco.

 

POLÍTICA DE ALIANÇAS E ECLOSÃO DO CONFLITO

 

As rivalidades entre Estados europeus levarram à formação de alianças políticas e de blocos militares.

Triplice Aliança:

  • Alemanha
  • Austro-Húngria
  • Itália

Triple Entente

  • Inglaterra
  • França
  • Rússia

Ninguém dúvidava que a guerra era inevitável, qualquer incidente podia desencadear o conflito, esse incidente ocorreu em Julho de 1914, o Arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do trono austriaco foi assassinado em sarajevo por um estudante Bósnio.

 

O PRIMEIRO CONFLITO À ESCALA MUNDIAL

Em 1914, a maioria dos paises beligerantes acreditava qua a guerra seria breve. Os alemães acreditavam poder dominar a França em seis semanas, realizando movimentos ofensivos rápidos (GUERRA DE MOVIMENTOS)

Invadiram a Bélgica um país neutral e o norte de França, tentando alcançar Paris, mas uma vigorosa ofensiva trava os alemães e a ilusão da guerra curta desapareceu.

Na frente ocidental, a guerra de movimentos, sucedeu uma guerra de trincheiras ou de posições. Esta guerra vai arrastar-se durante longos e penosos meses, os soldados estavam atolados em lama, onde morriam aos milhares devido à acção da artilharia, de gás asfixiante ou das metrelhadoras inimigas para conquistarem alguns metros.

 

 

MUNDIALIZAÇÃO DA GUERRA E VITÓRIA DOS ALIADOS

Em 1917, a guerra conheceu uma viragem decisiva, embora a Rússia sacudida pela revolução comunista, retirou-se do conflito, mas entrou os Estados Unidos, que desiquilibrou a balança a favor dos aliados.

Em Julho de 1918, os aliados lançaram uma ofensiva decisiva e, em Outubro a Alemanha, progressivamente abandonada pelos seus aliados, solicitou o fim das hostilidades, para evitar  a invasão do seu território.

Em 11 Novembro foi assinado o armísticio que pôs fim à 1ª guerra mundial.

 

TRATADO DE VERSALHES

 

A Conferência de paz preparou vários tratados, sendo o mais importante o Tratado de Versalhes. Estes tratados impuseram aos países vencidos condições muito duras e humilhentes e consagraram importantes alterações geo-políticas:

  • O Império Austro-Húngaro e o Império Turco foram desmembrados, dando origem a novos Estados, surgiram assim novos países independentes: a Polónia, a Hungria, a Chjecoslováquia, e Jugoslávia, etc.
  • A Alemanha além de abandonar os territórios integrados na Polónia, perdeu a Alsácia e a Lorena, que regressam à soberania francesa, perdeu ainda todas as colónias, que limitou as suas fontes de abastecimento de certas matérias-primas
  • O seu território foi desmilitarizado, o serviço militar obrigatório foi abolido e a Alemanha proibida de possuir marinha de guerra, artilharia pesada, carros blindados e aviões de combate.
  • A alemanha foi obrigada a pagar aos países vencedores pesadas indeminizações.

 

OS PESADOS CUSTOS DA GUERRA

 

  • Originou elevadas perdas humanas, em especial na Europa: cerca de 8 milhões de mortos e de 6 milhões de inválidos.
  • A Europa principal teatro de guerra, foi também o continente mais devastado, ficou tudo em ruínas: pontes, estradas fábricas.
  • Os principais paises envolvidos na guerra, ficaram com a produção e os circuitos de distribuição de bens e alimentos desorganizados.

No final da 1ª Guerra Mundial, a Europa passou definitivamente para segundo plano da economia mundial.

 

SOCIEDADE DAS NAÇÕES

 

 

Na conferência de Paris, o Presidente Wilson, dos E.U.A., propôs a constituição de uma Sociedade das Nações, na qual se associassem todos os países interessados em Preservar a Paz e promover a cooperação económica e cultural entre os Estados membros.

A Sociedade das Nações foi constituída em 1919, começou por agrupar 32 países, os vencedores da guerra e ainda 13 neutrais, mas os E.U.A., não aderiram, por decisão do congresso.

Apesar dos esforços de defender a paz, a SDN, não conseguiu atingir esse objectivo e o seu fracasso dá-se com o eclodir da 2ª Guerra Mundial.  

publicado por ciclo às 13:51
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Março 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. teste da matéria do 7º e ...

. Império Romano e Cristian...

. OS GREGOS NO SÉCULO V a.C

. Teste Intermédio

. Teste de avaliação Format...

. Ficha de Trabalho

. Ficha Formativa

. FICHA DE TRABALHO

. A CRISE DO CAPITALISMO E ...

. FICHA DE TRABALHO

.arquivos

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Outubro 2010

. Maio 2010

. Março 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Janeiro 2009

blogs SAPO

.subscrever feeds